A Força Aérea Portuguesa monitorizou hoje a passagem de quatro navios de bandeira russa ao largo de águas nacionais, incluindo um submarino, elevando para 17 o número de missões realizadas este ano, com três a decorrerem esta semana.
Em comunicado, este ramo das Forças Armadas indicou que a missão de acompanhamento durou três horas e monitorizou um navio reabastecedor, um submarino, um navio auxiliar e um navio escola de bandeira russa.
A missão de decorreu durante uma ação de fiscalização de atividades de pesca e a aeronave da Força Aérea monitorizou o navio reabastecedor Vice-Admiral PAROMOV quando efetuava trânsito sentido Sul-Norte enquanto o submarino Novorossiysk e o navio auxiliar Evgeniy Churov efetuavam trânsito Norte-Sul, indicou esta força.
“Ainda durante a missão foi detetado o navio escola KRUZENSHTERN a efetuar trânsito Norte-Sul”, acrescentou a Força Aérea.
A Força Aérea força já realizou este ano mais de 60 horas dedicadas ao acompanhamento de navios estrangeiros num total de 17 missões, três das quais realizadas esta semana.
Na segunda e terça-feira a Força Aérea tinha acompanhado a passagem de três navios russos ao largo de águas nacionais.
Em comunicado divulgado na quarta-feira, a Força Aérea avançou que “tem estado a acompanhar embarcações de bandeira da federação russa, tendo nos últimos dois dias monitorizados três navios”.