MADEIRA Meteorologia

Fitch prevê que dificuldades no acesso à habitação persistam em Portugal e Espanha

Data de publicação
04 Abril 2024
18:34

A Fitch prevê que as dificuldades no acesso à habitação continuem em Portugal e Espanha, uma vez que os aumentos nos rendimentos das famílias são tendencialmente iguais às expectativas sobre evolução dos preços na habitação, foi hoje divulgado.

Numa nota, a agência de notação financeira diz esperar que os “desafios no acesso à habitação persistam, uma vez que os ganhos de rendimento nominal das famílias projetados em 2024-2025 são globalmente iguais às expectativas da tendência dos preços da habitação”.

Segundo a estimativa da Fitch, o valor médio nacional do preço da habitação em relação ao rendimento familiar bruto anual deverá manter-se entre 5,5 vezes e 6,0 vezes em Espanha e Portugal.

No entanto, o rácio de acessibilidade é significativamente mais elevado nas grandes áreas metropolitanas urbanas, como Madrid e Lisboa, em quase oito vezes.

A Fitch espera que a procura de crédito e as condições de financiamento melhorem em 2024 em comparação com o ano passado, incluindo taxas de juro mais baixas.

Contudo, “o acesso à habitação a preços acessíveis é uma preocupação social fundamental em ambos os países, especialmente para famílias jovens e compradores de primeira viagem com pouca capacidade de poupança”.

“Os decisores políticos anunciaram novas medidas de apoio, como o regime espanhol de garantia para famílias jovens e benefícios fiscais em Portugal para aumentar o parque habitacional”, refere.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas