MADEIRA Meteorologia

Feira do Livro de Leiria reformulada celebra em 2024 a liberdade e os 500 anos de Camões

Data de publicação
12 Fevereiro 2024
18:54

A Feira do Livro de Leiria vai crescer em 2024, com uma programação pensada por Isabel Lucas e Nuno Artur Silva, inspirada na liberdade e nos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, anunciou a Câmara.

Entre 01 e 10 de junho, o certame, que se passa a denominar Versátil - Feira do Livro de Leiria, duplica o número de dias - de cinco para dez -, é transferido para o Jardim Luís de Camões, no centro da cidade, e terá como tema “E depois da Liberdade”.

Segundo informação hoje divulgada, esta primeira edição de Versátil constitui “um momento anual dedicado à literatura e aos livros no seu diálogo com outras linguagens artísticas”.

Em 2024 celebra-se na Feira do Livro de Leiria “não apenas o legado de Abril, mas também os 500 anos do nascimento de Camões”, através de “uma programação diversificada”, com curadoria da jornalista Isabel Lucas e de Nuno Artur Silva, argumentista e ex-secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.

Versátil junta nove livrarias de Leiria e explora cruzamentos entre a literatura e outras artes, através de palestras, debates, exposições, concertos, cinema, performances artísticas e lançamentos de livros, procurando “destacar como a literatura influencia e é influenciada por outras expressões artísticas”.

A partir do Jardim Luís de Camões, a programação estende-se a diversos locais do centro da cidade, “num perímetro que pretende promover os encontros”.

Entre os autores em destaque nesta edição de Versátil, a organização salienta também Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, Sebastião da Gama, Sam e Mário Soares.

“Promete ser uma oportunidade única para os amantes da literatura e das artes em geral se reunirem, celebrarem a diversidade cultural e refletirem sobre o poder transformador das palavras e das ideias”, informa a Câmara Municipal.

A autarquia conclui que, com a nova versão da Feira do Livro, se pretende “reforçar o compromisso de Leiria em promover a cultura e o acesso à literatura como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento humano e social”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestor do Europe Direct Madeira
29/02/2024 08:00

O mês que agora termina fica indubitavelmente marcado pelos debates televisivos em catadupa, embora a música não tenha fugido muito ao que era esperado:...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas