MADEIRA Meteorologia

Enfermeiros querem ser ouvidos sobre unidades locais de saúde universitárias

Data de publicação
16 Setembro 2024
16:10

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje que a classe profissional esteja representada na comissão independente criada para estudar as unidades locais de saúde universitárias e a relação com o ensino médico.

De acordo com o SEP, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, “afasta os enfermeiros” por “preconceito cultural”.

A comissão vai estudar as unidades locais de saúde de cariz universitário e a relação com o ensino médico, a formação e a investigação.

“Restringir este estudo apenas a um grupo profissional é reafirmar perante a sociedade científica que, no caso concreto, os enfermeiros, não desenvolvem investigação e inovação”, alegou o SEP, em comunicado.

“Por outro lado, é reafirmar um preconceito cultural de gradação das profissões da saúde que há muito deveria ter sido ultrapassado e que a não ser, continua a ser uma das razões que dificulta o trabalho interdisciplinar”, lê-se no documento.

O sindicato defendeu que a “excelência da investigação” desenvolvida pelos enfermeiros torna injustificável não serem ouvidos.

“O SEP tem como proposta a integração do ensino de enfermagem no sub-sistema universitário e tornam-se visíveis as razões quando é a própria tutela que desvaloriza a importância dos enfermeiros”, concluiu a organização.

A comissão, anunciada na semana passada, é presidida pelo ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes e deverá apresentar um relatório preliminar até 30 de novembro e outro, final, até 31 de dezembro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas