MADEIRA Meteorologia

DGS recomenda cuidados redobrados por causa de poeiras do Norte de África

Data de publicação
05 Junho 2024
18:58

A Direção-Geral da Saúde aconselhou as crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios e cardiovasculares a permanecerem em casa enquanto se mantiverem no ar as poeiras vindas no Norte de África, previstas para quinta-feira.

A DGS adianta que, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, estes grupos além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.

À população em geral, a autoridade de saúde recomenda que deve evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

A DGS refere numa nota publicada no ‘site’ que “uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante o dia 6 de junho de 2024, podendo manter-se a 7 de junho de 2024”.

Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Algarve, Alentejo e Centro.

A ocorrência de precipitação nas regiões Centro e Sul atenuará as concentrações de poeiras na atmosfera.

“Estima-se que este fenómeno natural possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão (PM10) entre 05 a 20 µg/m3 no litoral das Regiões do Algarve e Alentejo e um aumento de PM10 entre 20 a 50 µg/m3 no interior das Regiões do Algarve, Alentejo e Centro”, adianta a autoridade de saúde.

Segundo a DGS, este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.

Mantendo-se esta previsão, a DGS recomenda também aos doentes crónicos para manterem os tratamentos médicos em curso e em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de quinta-feira, “o estado do tempo em Portugal continental será influenciado por uma depressão, com expressão em altitude, centrada sobre a região da Madeira, em deslocamento para nordeste, promovendo uma circulação do quadrante sul sobre o continente e o transporte de poeiras com origem no norte de África”.

Assim, para quinta-feira está previsto um aumento da nebulosidade, “com baixa probabilidade de ocorrência de precipitação, que a ocorrer resultará em deposição de poeiras sobre as superfícies”, situação que deverá manter-se na sexta-feira, mas com um “aumento da instabilidade”, com previsão aguaceiros a partir da tarde e que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

No sábado e domingo, a concentração de poeiras irá diminuir, mantendo-se a previsão de aguaceiros, mais prováveis nas regiões norte e centro, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, até dia 10.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas