MADEIRA Meteorologia

Deputados vão ser informados antes de qualquer “limpeza” informática no parlamento

Data de publicação
22 Janeiro 2025
15:03

O presidente da Assembleia da República afirmou hoje que irá solicitar aos serviços informáticos do parlamento que adotem o protocolo de contactar os deputados pedindo-lhes consentimento antes de qualquer operação de limpeza de correio eletrónico.

Esta ação de José Pedro Aguiar-Branco foi transmitida aos jornalistas pelo porta-voz da conferência de líderes, o deputado social-democrata Jorge Paulo Oliveira, na sequência de um caso que foi levantado pelo presidente do Chega, André Ventura, no passado dia 09.

André Ventura disse então que foram apagados das caixas de correio dos deputados, sem o seu consentimento, “milhares de emails” de cidadãos manifestando-se contra as alterações a lei do aborto propostas pela esquerda.

André Ventura indicou que os serviços da Assembleia da República sustentaram que esta situação “procurou evitar a sobrelotação das caixas de correio dos deputados”. Defendeu, depois, que tal prática “pode representar, para além de um crime, uma intromissão absolutamente inaceitável na privacidade e no domínio da informação de cada um dos deputados” e indicou que iria dar conhecimento ao Ministério Público do que aconteceu.

Em relação a este caso, na reunião de hoje conferência de líderes, foram sinalizadas as dificuldades registadas em diferentes grupos parlamentares após essa operação de limpexa informática.

Segundo o porta-voz da conferência de líderes, foi comunicado que, além de emails apagados, outras comunicações eletrónicas só foram repostas mais tarde.

“Ficou decidido nesta conferência de líderes que o presidente da Assembleia da República irá contactar os serviços informáticos do parlamento no sentido de ser estabelecido um protocolo, um procedimento de consentimento sempre que haja necessidade de se realizarem operações deste tipo de apagão”, referiu Jorge Paulo Oliveira.

De acordo com o porta-voz da conferência de líderes, “terá que ser estabelecido um procedimento, um protocolo para que os apagões que o parlamento e os serviços informáticos, mesmo que sejam por questões de segurança, têm que obter relativamente a cada um dos deputados”.

“Deve-se evitar que estes apagões ocorram sem o conhecimento prévio dos grupos parlamentares”, acrescentou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Entre partidos e coligações, apresentam-se às eleições de 23 de março 14 candidaturas. Como interpreta a presença de tantas listas?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas