MADEIRA Meteorologia

Criada linha telefónica para dar informações sobre doentes internados no hospital de Ponta Delgada

Data de publicação
04 Maio 2024
20:31

A Direção Regional de Saúde (DRS) dos Açores vai criar uma linha telefónica para prestar informações aos familiares dos doentes internados no Hospital de Ponta Delgada que foram hoje realojados em outras unidades devido a um incêndio.

“Nós vamos criar uma linha [telefónica] para os familiares que queiram efetivamente ter informação dos seus familiares que estavam hospitalizados. Ou seja, a DRS já está a tratar da criação desta linha”, declarou aos jornalistas a presidente do Conselho de Administração do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), Manuela Menezes.

O HDES foi hoje atingido por um incêndio que obrigou à transferência de todos os doentes internados.

Manuela Menezes também referiu que os familiares dos doentes que estavam internados no hospital “devem-se manter calmos” porque estão acomodados transitoriamente em outras unidades de saúde da ilha de São Miguel e “estão acompanhados por médicos e enfermeiros dos seus próprios serviços”.

A responsável referiu ainda que, pelas 20:00 locais de hoje (21:00 em Lisboa), os familiares dos doentes internados que se queiram dirigir ao hospital para ter mais informações “deverão deslocar-se ao serviço de Fisiatria”, onde estará “uma pessoa para dar este tipo de informação”.

Na sequência do incêndio, cujo primeiro alerta foi dado pelas 09:40 locais (10:40 em Lisboa), a urgência do HDES teve que ser encerrada e o hospital foi evacuado.

A responsável também adiantou que foram transferidos para o hospital da CUF na Lagoa, em São Miguel, os doentes que estavam no bloco de partos, na neonatologia, na pediatria, na urgência e na unidade dos cuidados intensivos.

Foram também transferidos doentes para centros de saúde, para a Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição e para a Clínica do Bom Jesus.

Com a ajuda do Exército foram transportados equipamentos tanto para a unidade da CUF como para os centros de saúde.

O incêndio foi declarado extinto às 16:11 locais (17:11 em Lisboa), tendo provocado ferimentos ligeiros em nove dos 104 bombeiros mobilizados, revelou hoje a Proteção Civil.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas