MADEIRA Meteorologia

‘Combate à Violência no Desporto’ registou 411 condenações em 2025

Data de publicação
20 Fevereiro 2026
8:51

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) registou, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2025, um total de 411 decisões condenatórias definitivas, segundo o relatório da atividade sancionatória relativo ao ano passado.

De acordo com a entidade, 83 arguidos com condenações definitivas avançaram posteriormente para processo de execução judicial por falta de pagamento das coimas aplicadas.

No mesmo período, 415 adeptos ficaram impedidos de aceder a recintos desportivos por decisão administrativa, sendo que cerca de 72,5% das interdições resultaram de introdução ou utilização de pirotecnia. As sanções corresponderam a coimas que totalizam 141.100 euros e a um tempo médio de interdição de 15 meses.

A APCVD lembra que o incumprimento da sanção de interdição constitui crime de desobediência qualificada, punível com pena de prisão até dois anos.

Segundo dados do Ponto Nacional de Informações sobre Desporto, estarão atualmente proibidas de entrar em recintos desportivos cerca de 430 pessoas, incluindo interdições decretadas pela APCVD e por tribunais.

Entre exemplos recentes de sanções, a autoridade destaca casos de adeptos punidos por insultos racistas a jogadores, ofensas a árbitros e utilização de pirotecnia, com coimas até 1.750 euros e interdições que podem chegar a 24 meses.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a opção de abandonar a intervenção no Caminho das Ginjas?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas