MADEIRA Meteorologia

Cardeal Américo Aguiar assinala em Fátima Dia Internacional do Enfermeiro

Data de publicação
12 Maio 2024
21:20

O cardeal Américo Aguiar agradeceu hoje, em Fátima, aos profissionais de enfermagem, pedindo para eles a proteção divina, assinalando o Dia Internacional do Enfermeiro.

Numa mensagem gravada na Cova da Iria, o bispo de Setúbal dirigiu “uma saudação fraterna a todos os enfermeiros e enfermeiras”, sublinhando que todos têm ainda “na memória, no coração, o trabalho que fizeram no contexto da [pandemia da] covid, no confinamento, e nesse desafio maior das nossas vidas e de toda a humanidade”.

“O nosso agradecimento não tem data e, por isso, hoje, no Dia Internacional do Enfermeiro, neste 12 de maio, quero renovar esse agradecimento e, também, dar as boas vindas aos novos enfermeiros que vão chegando a esta classe, que vão chegando a esta profissão tão nobre, e também àqueles que se vão aposentando e que vão tendo uma nova fase das suas vidas”, disse Américo Aguiar na mensagem, acrescentando que coloca nas mãos da Virgem “uma ação de graças especial por todos e cada um”.

O cardeal Américo Aguiar é um dos 17 bispos portugueses que participam esta noite nas cerimónias do primeiro dia da peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima.

As cerimónias oficiais da peregrinação têm início às 21h30, com a recitação do rosário e a procissão das velas, seguidas da celebração da Palavra, no altar do recinto, presidida pelo cardeal Juan José Omella.

Após esta cerimónia, tem lugar uma noite de vigília de oração, que antecede a procissão eucarística das 7h00 de segunda-feira, seguida de recitação do rosário e missa internacional, com início às 10h00, terminando com a tradicional procissão do Adeus.

Segundo o Santuário de Fátima, estarão presentes nas cerimónias, além do cardeal espanhol e do Núncio Apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, 18 bispos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira

112

12/03/2026 07:35

Vivemos num tempo em que a tecnologia nos aproxima da ajuda com um simples gesto. Um número, três algarismos — 112 — representam, para muitos, a última...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como encara a grande subida do preço dos combustíveis?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas