MADEIRA Meteorologia

Câmara de Ponta Delgada investe 8 ME na construção de 37 residências

Data de publicação
21 Maio 2025
17:09

A Câmara de Ponta Delgada vai lançar concursos públicos para a construção de 37 casas nas freguesias da Fajã de Baixo e da Fajã de Cima, no valor de cerca de 8 milhões de euros, anunciou hoje a autarquia.

“Estas são duas empreitadas que queremos, também, realizar e que se venham efetivamente juntar às obras em curso para entregar novos lares às famílias de Ponta Delgada”, disse o presidente do município, Pedro Nascimento Cabral (PSD), citado numa nota de imprensa.

O autarca falava à saída da reunião ordinária da Câmara da ilha de São Miguel, nos Açores, onde a abertura dos procedimentos por concurso público foi aprovada por unanimidade.

Está assim prevista a construção de 29 apartamentos na Rua Vaz de Medeiros, na Fajã de Baixo, e de oito residências no Beco do Patrício, na Fajã de Cima.

Segundo Pedro Nascimento Cabral, a Câmara de Ponta Delgada está a fazer um “investimento sem precedentes” em matéria de habitação”, que poderia ter ido “mais longe, não fosse o processo altamente burocrático e os atrasos por parte do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana”.

“Garantimos obras a rondar os 12 milhões de euros para construir 68 novas habitações e entregá-las às nossas famílias”, indicou, referindo-se a todas as habitações que a autarquia está a construir.

O autarca social-democrata ressalvou ainda aguardar por “respostas a candidaturas apresentadas” ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e que “o mesmo se aplica à atual escassez de mão-de-obra e às naturais renitências que as empresas de construção civil têm apresentado” em função dos prazos “extremamente exigentes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

Acresce “um futuro, ainda, indecifrável por força da guerra económica e dos conflitos armados com que, lamentavelmente, o mundo se depara, com efeitos nefastos nos mais variados domínios”, frisou Pedro Nascimento Cabral.

Além das 68 residências já garantidas e em construção, o autarca lembrou que a Câmara Municipal de Ponta Delgada abriu um procedimento de concurso por classificação para a atribuição de dois apartamentos de tipologia T2, na freguesia de São Pedro, e de um apartamento T3, na Fajã de Baixo, em regime de arrendamento apoiado.

No dia 07 de maio, a Câmara de Ponta Delgada anunciou também a adjudicação da empreitada de construção de 12 novos apartamentos na freguesia de São Sebastião, por cerca de 2,5 milhões de euros (ME).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se pode esperar da prestação de Vítor Matos no comando técnico do Marítimo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas