MADEIRA Meteorologia

Associação faz queixa e pede à dona da TVI para suspender vídeo antiaborto

Data de publicação
26 Maio 2025
17:04

A associação Escolha queixou-se hoje à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre um vídeo antiaborto e pediu à empresa dona do canal TVI para suspender a sua divulgação, disse à agência Lusa a fundadora da organização.

A associação de apoio à Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) considera que a passagem do vídeo “Obrigado, Mãe” como publicidade na TVI “representa incumprimento da Lei n.º27/2007 - Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido”.

“Temos muitas pessoas a contactar-nos para fazer também queixa. Querem por vontade própria fazer também queixa”, adiantou Patrícia Cardoso, que criou a Escolha há um ano.

A ativista referiu que a associação sem fins lucrativos dará apoio aos queixosos e está “a produzir um vídeo para as pessoas que nunca contactaram com tal [a ERC] possam fazê-lo”.

À Media Capital, a Escolha exigiu “que cesse imediatamente o acordo publicitário firmado com Miguel Milhões (Guru Mike Millions) e que retire do ar qualquer menção ao videoclipe”.

“O vídeo, através de um contexto falso em torno do procedimento cirúrgico da IVG, faz a apologia clara ao «Não» pelo Aborto, um assunto de cariz político, e é um ataque à liberdade individual de cada mulher e pessoa gestante - difundido por um canal televisivo de alto alcance a nível nacional, entre crianças e jovens”, explica a associação em comunicado, no qual precisa as regras legais que são infringidas.

Segundo a associação, o vídeo pode ser difundido “através dos canais pessoais (redes sociais e Youtube)”, como “material pessoal artístico”, mas “enquanto material publicitário num canal de televisão, não pode ser permitido que se difunda tamanha mentira sobre um procedimento garantido pela Lei n.º 16/2007, conhecida como a Lei do Aborto”.

“A Escolha apela aos canais privados de televisão que assumam a sua responsabilidade social e ao cumprimento absoluto da lei”.

A Lusa tentou obter esclarecimentos da TVI, mas até ao momento sucesso.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas