MADEIRA Meteorologia

Associação da GNR vai pedir hoje reunião com nova ministra da Administração Interna

Data de publicação
04 Junho 2025
18:41

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) anunciou que vai pedir já hoje à nova ministra da Administração Interna uma reunião para que sejam retomadas as negociações com os sindicatos.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, César Nogueira, adiantou que vão “solicitar já hoje a marcação de uma reunião para recomeçar as negociações” e lamentou que o processo de discussão com a tutela em relação às tabelas remuneratórias, carreiras e revisão dos suplementos tenha sido interrompido.

O presidente da APG teme atrasos na retoma das negociações, uma vez que Margarida Blasco, que assumiu até agora o cargo de ministra da Administração Interna, foi substituída por Maria Lúcia Amaral. “O nosso medo é que percam um ou dois meses de trabalho para chegar a uma negociação”, disse César Nogueira, referindo que Margarida Blasco já conhecia os cadernos das reivindicações e que a nova ministra terá de colocar-se a par destas matérias nos próximos tempos.

Com 68 anos, Maria Lúcia Amaral foi a escolha do primeiro-ministro, Luís Montenegro, para substituir Margarida Blasco no cargo de ministra da Administração Interna.

Maria Lúcia Amaral foi pela primeira vez eleita Provedora de Justiça pela Assembleia da República a 20 de outubro de 2017, tendo tomado posse do cargo a 02 de novembro do mesmo ano, e quatro anos depois, a 03 de dezembro de 2021, tomou posse para um segundo mandato.

Maria Lúcia Amaral, que foi a primeira mulher à frente da Provedoria de Justiça, foi eleita pela Assembleia da República para o Tribunal Constitucional em 2007 e cinco anos mais tarde tornou-se vice-presidente do Palácio Ratton, cargo que ocupou até 2016.

A posse do XXV Governo Constitucional será na quinta-feira às 18:00, 18 dias depois das eleições, o que constitui o processo mais rápido de formação de Governo nos mandatos presidenciais de Marcelo Rebelo de Sousa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas