A Associação dos Armadores das Pescas Industriais (ADAPI) aderiu à Europêche, que reúne as organizações de empresas de pescas da União Europeia (UE), foi hoje anunciado.
“A adesão da ADAPI reforça ainda mais a representação ampla, inclusiva e geograficamente equilibrada das empresas de pesca em toda a União Europeia, garantindo que os interesses da frota pesqueira portuguesa são efetivamente representados na formulação das políticas europeias”, anunciou, em comunicado, a Europêche.
A ADAPI representa 52 arrastões costeiros ativos ao longo das costas portuguesa e espanhola e sete de longo curso, que operam em águas internacionais.
Citado na mesma nota, o presidente da ADAPI, Miguel Cunha, defendeu ser essencial que a frota pesqueira esteja “plenamente envolvida nas decisões-chave” num momento de instabilidade geopolítica e incerteza económica.
Por sua vez, o presidente da Europêche, Javier Garat, assegurou que a associação vai trabalhar em estreita colaboração com a ADAPI, de modo a garantir que as preocupações da frota portuguesa “estão efetivamente representadas nas políticas de pesca da União Europeia”.