MADEIRA Meteorologia

ADC diz que existência de cartel de seguradoras "não foi posta em causa" por sentença de tribunal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Abril 2023
17:15

Autoridade da Concorrência (AdC) considera que a sentença do Tribunal da Concorrência, que absolveu a Zurich e a Lusitânia das coimas aplicadas pela entidade, não significa que fique "posta em causa a existência de um cartel entre seguradoras".

Em reação a uma sentença do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), em Santarém, que considerou que não foram provadas as acusações, fonte oficial da AdC afirma que "é importante sublinhar que a existência de um cartel entre seguradoras em Portugal não foi posta em causa por esta sentença do TCRS, que diz respeito a duas das cinco seguradoras acusadas pela AdC".

O regulador recordou que "deste cartel de cinco seguradoras, três admitiram a participação nele ao abrigo do Programa de Clemência e do Procedimento de Transação", recordando ainda que "uma das seguradoras envolvidas, a Fidelidade, já pagou uma coima no valor de 12 milhões de euros pela infração à Lei da Concorrência".

O Tribunal da Concorrência absolveu hoje a Zurich e a Lusitânia das coimas aplicadas pela AdC no processo em que a Tranquilidade e a Fidelidade assumiram práticas anticoncorrenciais, beneficiando do regime de clemência.

O Tribunal considerou não provadas as acusações proferidas contra as duas seguradoras e os administradores visados num processo sobre o qual a juíza Mariana Gomes Machado fez vários reparos "pedagógicos" à AdC e advertências quanto ao uso do instrumento de clemência.

A AdC condenou, em 2019, a Lusitânia e a Zurich, dois administradores e dois diretores destas seguradoras a coimas superiores a 42 milhões de euros, valor ao qual se juntam os 12 milhões de euros pagos pela Fidelidade e Multicare (que beneficiou de redução por ter aderido ao pedido de clemência), tendo a Seguradoras Unidas (ex-Tranquilidade) ficado dispensada do pagamento de coima.

A abertura da investigação ocorreu em maio de 2017, na sequência de um requerimento de dispensa ou redução da coima (pedido de clemência) apresentado pela Seguradoras Unidas, à AdC, no que foi seguida pela Fidelidade - Companhia de Seguros e pela Multicare - Seguros de Saúde, tendo sido emitida uma nota de ilicitude em agosto de 2018 contra cinco seguradoras.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como está a acompanhar a situação clínica do Papa Francisco?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas