MADEIRA Meteorologia

Zelensky quer trocar prisioneiros com a Rússia

Data de publicação
03 Agosto 2025
16:57

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que as autoridades ucranianas estão a trabalhar para realizar uma troca de 1.200 prisioneiros, acordada com a Rússia.

“Há um acordo para trocar 1.200 pessoas. O trabalho nas listas está em curso”, escreveu Zelensky na conta do Telegram, acrescentando que a Ucrânia está a trabalhar para “desbloquear o regresso dos civis”, esclarecendo os dados de cada nome.

O Presidente ucraniano anunciou o acordo após ter realizado uma reunião com o secretário de Segurança Nacional, Rustem Umérov, e com o chefe do Gabinete da Presidência, Andriy Yermak, sobre “a implementação dos acordos alcançados nas reuniões com representantes russos em Istambul e a preparação de um novo encontro”.

De acordo com Zelensky, o chefe do Gabinete da Presidência “informou sobre a interação com parceiros-chave que estão a apoiar” a diplomacia ucraniana, “em particular os contactos com a parte norte-americana, e sobre os esforços para repatriar as crianças que foram sequestradas e levadas para a Rússia”.

Apesar da guerra iniciada em fevereiro de 2022 pela Rússia, os dois países realizaram no passado trocas de prisioneiros que permitiram o regresso de milhares de cidadãos russos e ucranianos.

As trocas foram possíveis no âmbito dos acordos alcançados nas rondas de negociações realizadas entre na cidade turca de Istambul.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas