MADEIRA Meteorologia

Um terramoto de magnitude 6,4 atinge o norte do Chile sem registo de vítimas

Data de publicação
06 Junho 2025
22:03

Um terramoto de magnitude 6,4 atingiu hoje o norte do Chile, causando pequenos danos nas infraestruturas e cortando a eletricidade a mais de 20.000 pessoas, sem haver registo de vítimas, segundo as autoridades.

O Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla inglesa) informou que o terramoto ocorreu às 13:15 locais (17:15 em Lisboa) a uma profundidade de 76 quilómetros, com o epicentro localizado perto da costa do deserto de Atacama, no Chile.

Embora o terramoto tenha sido sentido em várias comunidades da extensa região do deserto de Atacama, os relatórios iniciais não confirmaram a existência de vítimas imediatas.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile disse que as características do terramoto não reuniam as condições necessárias para gerar um tsunami ao longo da costa sul-americana.

Miguel Ortiz, diretor-adjunto do serviço nacional de resposta a catástrofes do Chile, Senapred, disse que o forte terramoto causou danos “menores” nas infraestruturas e interrupções de energia, deixando pelo menos 23.000 pessoas sem eletricidade.

“Foram registados alguns pequenos deslizamentos de terras, que estão a ser monitorizados e coordenados com os municípios”, disse.

Ortiz também registou “alguns pequenos deslizamentos de terra”, que estão a ser monitorizados e coordenados com os municípios locais.

O Presidente chileno, Gabriel Boric, escreveu no X que o seu Governo estava em comunicação com o delegado presidencial regional e confirmou que “não havia registo de vítimas”.

O Chile está localizado na parte sudeste do Anel de Fogo do Pacífico, a zona sísmica mais ativa do mundo, e sofre centenas de pequenos sismos devido à subducção da placa de Nazca sob a placa sul-americana.

Em 1960, a região de Valdivia, no sul do Chile, sofreu o mais forte terramoto dos tempos modernos, com uma magnitude de 9,6 na escala de Richter, matando 1.655 pessoas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas