A União Europeia (UE) manifestou-se hoje preocupada com as tensões entre Azerbaijão e Arménia, destacando o bloqueio do corredor de acesso da Arménia ao enclave de Nagorno-Karabakh desde o dia 15 de junho.
"A UE está a acompanhar de perto as tensões crescentes entre o Azerbaijão e a Arménia nas últimas semanas, com tiroteios diários ao longo das suas fronteiras internacionais, assim como incidentes similares em Karabakh", dá conta um comunicado divulgado pela diplomacia europeia.
Os 27 acrescentaram que "o bloqueio quase total do corredor de Lachin [uma passagem montanhosa que liga a Arménia ao enclave de maioria arménia localizado no território do Azerbaijão], desde 15 de junho, é muito preocupante", uma vez que ameaça "diretamente a vida das populações naquela região" e poderá conduzir a uma grave crise humanitária.
"A União Europeia continua determinada ao mais alto nível político para conseguir reduzir as tensões e encontrar pontos de convergências para uma solução aceitável mutuamente", declara-se no comunicado.
Lusa