MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Vice-ministra anuncia recuperação do controlo de toda a região de Kiev

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Abril 2022
19:50

Os ucranianos recuperaram o controlo de toda a região de Kiev após a retirada das forças russas das principais cidades próximas da capital, anunciou hoje a vice-ministra da Defesa ucraniana, Ganna Maliar.

As cidades de "Irpin, Busha, Gostomel e toda a região de Kiev foram libertadas do invasor", disse Maliar através da rede social Facebook.

Todas estas cidades foram devastadas pelos combates que ali se travaram após a ofensiva militar russa, que começou a 24 de fevereiro.

Os ucranianos disseram na segunda-feira que tinham recuperado a cidade de Irpin, que desde finais de fevereiro estava nas mãos da Rússia.

Os jornalistas da AFP puderam visitar hoje a cidade de Busha, que também foi recentemente libertada e estava inacessível à imprensa há quase um mês.

As forças russas estão a fazer uma "retirada rápida" das regiões de Kiev e Chernigury no norte da Ucrânia, com o objetivo de se reposicionarem a leste e a sul, disse hoje o governo ucraniano.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas