MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Islândia torna-se primeiro país europeu a fechar embaixada em Moscovo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Agosto 2023
14:48

A Islândia encerrou hoje a embaixada em Moscovo devido à guerra da Rússia contra a Ucrânia, tornando-se o primeiro país europeu a tomar a medida, anunciou o Governo islandês.

No início de junho, a ministra dos Negócios Estrangeiros islandesa, Thórdís Gylfadóttir, afirmou que a situação não permitia que a pequena representação diplomática "funcionasse na Rússia".

O pequeno país nórdico é o primeiro da Europa a tomar esta medida desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Reiquiavique faz questão de deixar claro que isso não significa uma rutura nas relações diplomáticas.

"Assim que as condições o permitirem, a Islândia dará prioridade ao reinício das atividades da embaixada islandesa em Moscovo", declarou a diplomacia islandesa num comunicado citado pela agência francesa AFP.

A representação da Islândia passará a ser assegurada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em Reiquiavique.

No dia seguinte ao anúncio da Islândia, em junho, Moscovo denunciou uma "ação antirrussa" e prometeu retaliar.

"Teremos em conta esta decisão hostil quando estabelecermos as nossas relações com a Islândia no futuro", declarou então o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Desconhece-se ainda uma reação da Rússia à decisão da Islândia.

O país nórdico de 375.000 habitantes tem uma embaixada em Moscovo desde 1944, exceto durante o período 1951-53..

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

A uma jornada do fim da Liga Portugal, quem acha que vai vencer o campeonato este ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas