Um grupo de deputados ucranianos anunciou hoje o boicote a uma reunião da Organização para a Segurança e Cooperação da Europa (OSCE), que decorre na próxima semana em Viena, depois de saber que foi admitida uma delegação russa no encontro.
"Não vamos participar nos eventos oficiais da OSCE, em nenhum", assegurou a deputada Yevgenia Kravchuk, do partido Servo do Povo, liderado pelo presidente da Ucrânia, Vlodymyr Zelensky.
No entanto, a delegação ucraniana vai viajar para Viena (Áustria) para se reunir com outras delegações à margem do encontro, que decorre quinta e sexta-feira.
O Governo austríaco, que será o hóspede do encontro, argumentou que está obrigado a admitir a delegação russa, em concordância com os desejos da secretária-geral da organização, a alemã Helga Maria Schmid, para manter abertos os canais diplomáticos com Moscovo.
O trabalho da OSCE na Rússia e Ucrânia está paralisado desde o início da guerra, em 24 de fevereiro do ano passado.
Até então, a OSCE tinha tentado gerir a segurança na linha de contacto entre a Ucrânia e as zonas separatistas de este do país, as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk.
Lusa