MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Zelensky assinala reforço de posições em Kharkiv

Data de publicação
20 Maio 2024
10:06

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que as forças ucranianas conseguiram reforçar as suas posições em Kharkiv, durante o seu discurso à nação na noite de domingo, divulgou hoje a imprensa internacional.

“Como resultado (da atividade das tropas ucranianas) nesses dias, durante toda a semana, reforçámos as nossas posições na região de Kharkiv”, disse Zelensky, citado pela agência de notícias EFE.

“O ocupante não está a conseguir atingir o seu objetivo de dispersar as nossas forças e enfraquecer a Ucrânia na frente (de combate), que vai desde a região de Kharkiv até à região de Donetsk”, afirmou o Presidente ucraniano.

Zelensky também observou que as forças ucranianas estão “a destruir os ocupantes” perto da cidade de Chasiv Yar (Donetsk) e em outras áreas da frente.

Segundo o próprio chefe de Estado e outros líderes ucranianos, Moscovo pretendia tomar Chasiv Yar antes de 09 de maio, com o objetivo de ter uma conquista militar para apresentar nessa data, quando a Rússia celebra o aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazi. Até ao momento, Chasiv Yar permanece em mãos ucranianas.

Apesar de ter abrandado o seu avanço, a Rússia continua a tentar ganhar terreno nos dois eixos em que ataca na zona, em direção às cidades de Vovchansk e Liptsi, onde tenta destruir as defesas ucranianas com bombardeamentos, segundo o Estado-Maior ucraniano.

Onze civis ucranianos morreram no domingo durante ataques russos contra toda a região de Kharkiv. As autoridades regionais a declararem hoje dia de luto oficial.

O Estado-Maior ucraniano também relatou repetidos ataques russos noutras áreas da frente de Donetsk. Estes ataques teriam sido repelidos pelas forças ucranianas.

A Rússia estaria a sofrer mais baixas diárias do que o normal na frente de combate. De acordo com o balanço de hoje do Estado-Maior ucraniano, o exército russo perdeu 1.400 soldados em toda a frente nas últimas 24 horas, incluindo mortos e feridos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas