MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Zelensky acusa Rússia de tentar ganhar tempo para continuar invasão

Data de publicação
20 Maio 2025
11:15

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou hoje a Rússia de prolongar as negociações sobre um cessar-fogo para tentar ganhar tempo e continuar a sua invasão da Ucrânia.

“É claro que a Rússia está a tentar ganhar tempo para continuar a sua guerra e a ocupação. Estamos a trabalhar com parceiros para pressionar os russos a comportarem-se de forma diferente. As sanções são importantes e estou grato a todos que as tornam mais severas para os responsáveis por esta guerra”, disse o Presidente ucraniano nas suas redes sociais.

Zelensky afirmou que conversou com o Presidente da Finlândia, Alexander Stubb.

O Presidente ucraniano referiu que ambos trocaram informações sobre os contactos com os parceiros e que também discutiram detalhes da conversa de Zelensky com o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, que aconteceu na segunda-feira.

“O principal é que a diplomacia pela paz seja coordenada e orientada para resultados reais”, afirmou o líder ucraniano.

“Não temos dúvidas de que a guerra deve terminar na mesa das negociações. Deve haver propostas claras e realistas em cima da mesa. A Ucrânia está pronta para qualquer formato de negociação produtivo. E se a Rússia continuar a impor condições irrealistas e a minar possíveis resultados, deverá haver consequências duras”, sublinhou.

Zelensky disse que as conversações com outros parceiros da Ucrânia também “estão agendadas para hoje”.

Na segunda-feira, após também conversar por telefone com o Presidente russo, Vladimir Putin, Trump afirmou que a Rússia e a Ucrânia “iniciariam imediatamente as negociações para um cessar-fogo”.

O chefe de Estado russo descreveu a conversa como “útil”. Em declarações à imprensa, Putin acrescentou que a Rússia estava pronta para trabalhar com a Ucrânia num “memorando” sobre um “possível tratado de paz”.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, numa guerra que começou em 2014, com a anexação da península ucraniana da Crimeia pelos russos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas