MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Tropas russas avançam “com confiança” em várias frentes, diz Putin

Data de publicação
29 Fevereiro 2024
10:16

O exército russo está a avançar “com confiança” em várias frentes na Ucrânia, anunciou hoje o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, no discurso anual perante da Assembleia Federal, em Moscovo.

“As capacidades militares das forças armadas [russas] foram multiplicadas. Estão a avançar com confiança em várias direções” na linha da frente, declarou Putin perante a elite política do país, citado pela agência francesa AFP.

A Rússia está “a defender a sua soberania e segurança e a proteger os nossos compatriotas” na Ucrânia, disse Putin sobre o conflito que Moscovo iniciou com a invasão do país vizinho há dois anos.

O Presidente da Rússia iniciou o discurso anual à nação às 12:13 em Moscovo (09:13 em Lisboa).

Putin disse que a Rússia fará todo o possível para acabar com a guerra na Ucrânia e erradicar o nazismo no país vizinho.

“Não foi a Rússia que começou a guerra no Donbass, mas faremos tudo para acabar com ela, erradicar o nazismo e cumprir os objetivos da operação militar especial” na Ucrânia, afirmou.

O Donbass, no leste da Ucrânia, integra Donetsk e Lugansk, que a Rússia anexou em setembro de 2022, sete meses depois de ter iniciado a “operação militar especial”, a designação oficial russa para a invasão.

Além de Donetsk e Lugansk, a Rússia anexou também as regiões de Zaporijia e Kherson na mesma altura.

Moscovo já havia anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014.

A Ucrânia e a generalidade da comunidade internacional não reconhecem a soberania russa nas cinco regiões.

Kiev exige a retirada das tropas russas de todo o território ucraniano, incluindo a Crimeia, como uma das condições para eventuais conversações de paz com Moscovo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas