MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Retirada do exército de Avdiivka foi uma “decisão justa”, diz Zelensky

Data de publicação
17 Fevereiro 2024
12:44

A retirada do exército ucraniano da cidade Avdiivka foi uma “decisão justa” para “salvar o maior número de vidas possível”, numa altura em que os soldados lutam para resistir ao ataque das tropas russas, defendeu hoje o presidente ucraniano.

”Foi uma decisão profissional para salvar o maior número de vidas possível (...) foi uma decisão justa”, sublinhou Volodymyr Zelensky na Conferência de Segurança de Munique, no sul da Alemanha.

Durante o seu discurso, Zelensky afirmou que as ações das tropas do seu país na linha da frente são limitadas apenas pela falta de munições e mísseis de longo alcance do Ocidente, permitindo à Rússia adaptar-se à situação no campo de batalha.

”As nossas ações são limitadas apenas pela eficácia e pelo alcance das nossas forças. Avdivka é o teste”, afirmou, após as tropas de Kiev se retiraram da cidade oriental na noite de sexta-feira.

”A Ucrânia demonstrou que pode forçar a Rússia a retirar-se e que é capaz de restabelecer as regras. Podemos recuperar o nosso território e (o Presidente russo Vladimir) Putin pode perder, o que já aconteceu mais do que uma vez no campo de batalha”, reforçou.

Zelensky sublinhou ainda que “manter a Ucrânia artificialmente desprovida de armas, em particular de artilharia e de capacidades de longo alcance, permite a Putin adaptar-se à atual intensidade da guerra”.

Na sua intervenção na conferência, o presidente ucraniano renovou o convite ao ex-presidente norte-americano e favorito à reeleição pelo Partido Republicano Donald Trump para visitar a Ucrânia, oferecendo-se para acompanhá-lo pessoalmente à zona de combate para entender melhor a guerra.

”Se o Sr. Trump vier, estou até disposto a ir com ele para a linha da frente”, disse Zelensky durante um discurso na Conferência de Segurança de Munique.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas