MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: NATO descarta possibilidade de mais países deixarem de apoiar como fez Hungria

Data de publicação
13 Junho 2024
9:53

O secretário-geral da NATO descartou hoje a possibilidade de mais países acompanharem a decisão da Hungria de deixar de contribuir no apoio à Ucrânia, depois de uma reunião com o primeiro-ministro húngaro, na quarta-feira.

À entrada para uma reunião ministerial no quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Bruxelas, Jens Stoltenberg rejeitou essa possibilidade, acrescentando que a Hungria vai continuar a contribuir para a NATO, só não o vai fazer para apoiar com decisões próprias a Ucrânia.

Na quarta-feira, Jens Stoltenberg encontrou-se com Viktor Orbán em Budapeste.

A informação oficial é de que o encontro se realizou para preparar a cimeira de Washington, mas fontes da organização político-militar revelaram à Lusa que o corte no apoio à Ucrânia foi o principal tópico, assim como a sucessão do secretário-geral da Aliança Atlântica.

Hoje, o secretário-geral da Aliança Atlântica também foi questionado sobre a possibilidade de França eleger um Governo mais próximo do Kremlin – a União Nacional de Marine Le Pen.

Jens Stoltenberg disse estar convicto de que Paris vai continuar empenhada no apoio à Ucrânia e cumprir com as obrigações que tem para com a NATO.

”Espero que França continue a ser um aliado forte e importante no futuro”, disse Stoltenberg, acrescentando que “a experiência” demonstrou até hoje que mesmo com alterações no panorama político nacional, os Estados-membros continuam alinhados na NATO.

O secretário-geral da NATO disse ainda que esperava hoje ouvir por parte dos ministros da Defesa mais anúncios sobre armamento e munições para a Ucrânia e que começassem a delinear uma estrutura, para ser aprovada mais tarde, que comprometa os aliados a longo prazo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas