MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: G7 com acordo provisório para empréstimo de 46.000 ME a Kiev

Data de publicação
13 Junho 2024
15:04

O G7 alcançou um acordo provisório para conceder à Ucrânia um empréstimo de cerca de 46.000 milhões de euros, a financiar com juros gerados pelos ativos do banco central russo congelados na União Europeia (UE).

O acordo provisório foi alcançado pelos negociadores dos países do bloco – conhecidos como ‘sherpas’ –, tendo agora de ser aprovado formalmente por cada um dos líderes, segundo fonte ligada ao G7 citada hoje pela agência de notícias EFE.

Segundo a mesma fonte, que não foi identificada, não é esperado que o acordo seja bloqueado por qualquer um dos membros.

O acordo final deverá ser anunciado hoje, quando o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se juntar aos líderes do grupo numa sessão específica sobre a Ucrânia.

O G7, composto por Estados Unidos, França, Alemanha, Japão, Canadá, Reino Unido e Itália – esta última com a presidência rotativa –, está reunido numa cimeira em Puglia, no sul de Itália.

A cimeira contará ainda com a presença do Papa Francisco e de chefes de Estado ou de Governo de Brasil, Argélia, Índia, Quénia, Tunísia e Turquia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas