MADEIRA Meteorologia

Turista rasgou quadro das Galerias Uffizi em Florença ao tentar fazer uma ‘selfie’

Data de publicação
21 Junho 2025
20:21

Um quadro do século XVIII das Galerias Uffizi, em Florença, Itália, foi hoje danificado por um turista que caiu sobre a tela, quando tentava fazer uma ‘selfie’, segundo fontes do museu.

O quadro em causa é o ‘Retrato de Ferdinando de Medici, Grande Príncipe da Toscana’ (1722), de Anton Domenico Gabbiani, uma obra da exposição permanente do vizinho Palazzo Pitti, mas que agora fazia parte da mostra temporária ‘Florença e a Europa. As Artes do Século XVII’, nas Uffizi.

Segundo fontes das galerias, que descreveram o incidente à imprensa local, o turista tropeçou ao tentar tirar uma ‘selfie’, e acabou por se apoiar no quadro, rasgando a tela.

Imagens publicadas pela revista Finestre sull’Arte, no seu ‘site’, mostram um rasgão, na parte inferior do quadro, atingindo a imagem da bota de montar de Ferdinando de Medici.

De acordo com as galerias, os danos são “ligeiros” e o retrato já foi retirado para ser reparado, esperando-se que regresse a exposição “dentro de dias”.

O diretor das Uffizi, Simone Verde, explicou por seu lado que tudo aconteceu quando “o turista, ao querer fazer um ‘meme’, simulando a posição do príncipe Medici, caiu para trás”, sobre o quadro.

Simone Verde, em declarações à imprensa italiana, alertou para o “problema crescente” dos visitantes de museus que querem fotografar-se em frente a obras de arte, pondo-as em risco, acrescentando que tem proposto “medidas enérgicas” para pôr termo a este fenómeno.

“O problema dos visitantes que vêm aos museus para fazer ‘memes’ ou ‘selfies’ para as redes sociais está a aumentar. Vamos estabelecer limites muito precisos, impedindo comportamentos que não são compatíveis com o significado das nossas instituições e o respeito pelo património cultural”, garantiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas