MADEIRA Meteorologia

Trump ordena cortes na Voz da América e em outros meios financiados pelos EUA

Data de publicação
15 Março 2025
23:39

A administração do Presidente Donald Trump começou hoje a fazer cortes na rádio Voz da América (VOA) e noutros ‘media’ geridos pelo governo norte-americano, tendo a organização dito que todos os funcionários da VOA foram colocados em licença.

Na sexta-feira à noite, pouco depois de o Congresso ter aprovado a sua última lei de financiamento, Trump deu instruções à sua administração para reduzir as funções de várias agências ao mínimo exigido por lei.

Entre elas está a Agência dos EUA para os ‘Media’ Globais, que abrange a Voz da América, a Rádio Europa Livre e Ásia e a Rádio Marti, que transmite notícias em espanhol para Cuba.

“Pela primeira vez em 83 anos, a famosa Voz da América está a ser silenciada”, afirmou o diretor da organização, Michael Abramowitz, num comunicado, acrescentando que “praticamente” toda a equipa, de 1.300 pessoas, foi colocada em licença.

“A VOA promove a liberdade e a democracia em todo o mundo, contando a história da América e fornecendo notícias e informações objetivas e equilibradas, especialmente para aqueles que vivem sob a tirania”, disse Abramowitz.

Relatos nas redes sociais e em órgãos norte-americanos indicavam que a VOA tinha ficado em silêncio hoje ou, noutros casos, passado a transmitir música.

O grupo de defesa da imprensa Repórteres Sem Fronteiras condenou a decisão e considerou-a “um desvio do papel histórico dos EUA como defensor da informação livre”, apelando ao governo dos EUA “para restaurar a VOA” e ao Congresso e à comunidade internacional para que ajam “contra esta medida sem precedentes”.

Em conjunto, estes meios chegam a cerca de 427 milhões de pessoas. A sua origem remonta à Guerra Fria e fazem parte de uma rede de organizações financiadas pelo governo norte-americano que tenta ampliar a influência dos EUA e combater o autoritarismo, que inclui a USAID, outra agência visada por Trump.

A administração Trump já tomou outras medidas para afirmar a sua autoridade sobre a Voz da América, e esta semana cancelou contratos que permitiam à VOA utilizar material de organizações noticiosas independentes, como a Associated Press.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas