MADEIRA Meteorologia

Três astronautas chineses regressam à Terra após seis meses no espaço

Data de publicação
30 Abril 2025
9:46

Três astronautas chineses regressaram hoje à Terra, após seis meses na estação espacial Tiangong, onde realizaram experiências científicas e trabalhos de melhoria das instalações.

O módulo de aterragem da tripulação desceu lentamente, após se ter separado do veículo de regresso à Terra, aterrando com um paraquedas vermelho e branco em Dongfeng, na região da Mongólia Interior, no norte da China, junto à orla do deserto de Gobi.

O regresso tinha sido adiado por um dia devido a ventos fortes e fraca visibilidade. A zona é propensa a tempestades de areia nesta altura do ano.

Os astronautas Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze foram lançados para a estação espacial Tiangong em outubro e entregaram o controlo da estação, na terça-feira, à nova tripulação que chegou recentemente para os substituir.

A nave Shenzhou 20, que transportou a nova equipa, levou também equipamento para experiências científicas no espaço e novas tecnologias para a estação.

A estação espacial Tiangong, ou “Palácio Celestial”, consolidou a China como um dos principais intervenientes na nova era de exploração espacial e no uso de estações permanentes para investigação científica.

Esta estação foi inteiramente construída pela China, após o país ter sido excluído da Estação Espacial Internacional por questões de segurança nacional levantadas pelos Estados Unidos.

O programa espacial chinês é gerido pelo Exército de Libertação Popular, o ramo militar do Partido Comunista Chinês.

Durante a sua permanência a bordo, os três astronautas realizaram diversas experiências e trabalhos de melhoria na estação.

Dois dos astronautas, Cai e Song realizaram uma caminhada espacial de nove horas – a mais longa de sempre no programa espacial chinês –, informou a agência espacial da China.

O programa espacial do país tem registado avanços significativos nos últimos anos. A China já colocou um robô explorador em Marte e uma sonda no lado oculto da Lua. O objetivo agora é colocar um astronauta na Lua antes de 2030.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas