MADEIRA Meteorologia

Terceiro avião colombiano com 105 deportados dos Estados Unidos aterra em Bogotá

Data de publicação
29 Janeiro 2025
20:59

Um avião da Força Aeroespacial Colombiana (FAC) transportando 105 deportados dos Estados Unidos chegou hoje a Bogotá, o terceiro a aterrar na capital da Colômbia três dias após a crise diplomática entre os dois países.

O voo, precisou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) colombiano, procedia de San Diego, no Estado norte-americano da Califórnia, e antes de partir com destino a Bogotá, os migrantes deportados receberam assistência do consulado da Colômbia em Los Angeles.

“Num novo exercício de articulação interinstitucional, a Presidência da República, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Força Aeroespacial Colombiana, a Polícia Nacional, a Migração Colômbia, o Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar e a Provedoria de Justiça receberam e atenderam os passageiros”, acrescentou o MNE num comunicado.

A chegada destes voos ocorre três dias depois de o Presidente colombiano, Gustavo Petro, não ter autorizado a aterragem no país de dois voos do Governo norte-americano com deportados, argumentando que os repatriados, que se encontravam algemados, não estavam a receber “tratamento digno”, o que originou, no domingo, uma crise diplomática com os Estados Unidos que, entretanto, já foi ultrapassada.

Em resposta a essa recusa de autorização de Petro para aterrar os aviões norte-americanos com colombianos deportados, Trump ordenou a imposição de tarifas aduaneiras de 25% sobre todos os produtos colombianos, além de outras sanções de viagem e de imigração.

Petro respondeu com uma medida semelhante, o que causou pânico em todo o país, já que os Estados Unidos são o principal parceiro comercial e aliado estratégico da Colômbia em questões políticas e de segurança.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas