MADEIRA Meteorologia

Tempestades causam pelo menos 16 mortos nos Estados Unidos

Data de publicação
17 Maio 2025
14:16

As tempestades que estão a atravessar as regiões do centro-oeste e do sudeste dos Estados Unidos já causaram pelo menos 16 mortos, nove dos quais após a passagem de um tornado no estado do Kentucky.

As duas regiões, que abrangem, respetivamente, doze e dez estados, estão a ser afetadas desde quinta-feira por condições meteorológicas severas que também atingiram o estado de Wisconsin, deixando várias centenas de milhares de consumidores sem energia na região dos Grandes Lagos.

Na sexta-feira, o serviço de meteorologia dos Estados Unidos identificou um tornado na zona de Saint Louis, no estado do Missouri, e alertou os residentes para a possibilidade de severas tempestades e furacões sobre a região da cordilheira dos Apalaches e os estados do Kentucky, Missouri, Arkansas e Ohio, bem como sul de Indiana, sul de Illinois e partes de Tennessee.

As autoridades do Kentucky informaram hoje que o tornado registado ao final de sexta-feira em Laurel County, no sul do estado, causou pelo menos nove mortos.

Num comunicado divulgado nas redes sociais, o gabinete do xerife John Root, o responsável do condado, referiu a existência de feridos graves, sem quantificar, e adiantou que “as buscas por sobreviventes continuam”.

Também no estado do Missouri, pelo menos sete pessoas morreram e as autoridades estão a procurar por pessoas que estejam debaixo de escombros, edifício a edifício.

A autarca de Saint Louis, Cara Spencer, confirmou cinco mortos na cidade, estimando em mais de cinco mil as casas danificadas.

Segundo descreve a agência AP, as tempestades ocorridas na tarde de sexta-feira arrancaram telhados e tijolos, rebentaram com janelas e deitaram abaixo árvores e postes de eletricidade.

Simultaneamente, o estado do Texas, situado na região centro-sul, está a ser atingido por uma onda de calor.

Um aviso de calor extremo foi emitido para as cidades de San Antonio e Austin, mas também partes dos estados da Virgínia e da Flórida estão a registar elevadas temperaturas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas