MADEIRA Meteorologia

Telescópio deteta o que cientistas consideram ser indício mais forte de vida extraterrestre

Data de publicação
17 Abril 2025
17:06

O telescópio espacial James Webb detetou o que os cientistas consideram ser o indício mais forte da existência de vida extraterrestre, no caso a presença num planeta extrassolar de substâncias químicas que na Terra são produzidas por bactérias.

Segundo o trabalho de investigadores da universidade britânica de Cambridge, divulgado na publicação científica The Astrophysical Journal Letters, o planeta K2-18b, localizado a 124 anos-luz da Terra, tem dimetilsulfureto e dissulfeto de dimetilo, gases que no “planeta azul” são gerados pelo fitoplâncton e por bactérias.

O telescópio James Webb foi capaz de captar a composição química do planeta quando este orbita a sua estrela, considerada muito pequena quando comparada com o Sol.

O planeta K2-18b tem mais do dobro do tamanho da Terra e nele foi detetado também vapor de água com temperaturas que poderiam sustentar a vida tal como se conhece.

Além disso, de acordo com os cientistas, o planeta tem o potencial de ter uma atmosfera rica em hidrogénio e uma superfície coberta por um oceano.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas