MADEIRA Meteorologia

Teerão denuncia novo ataque israelita contra central nuclear

Data de publicação
23 Junho 2025
11:06

As autoridades iranianas denunciaram hoje um novo ataque à central subterrânea de enriquecimento de urânio de Fordo, no centro do Irão, que foi atacada pelos Estados Unidos no fim de semana.

“O agressor [Israel] voltou a atacar a central nuclear de Fordo”, disse um porta-voz da autoridade de gestão de crises da província de Qom à agência local Tasnim, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

“Não haverá qualquer perigo ou ameaça para os cidadãos”, acrescentou a mesma fonte, de acordo com a agência noticiosa espanhola EFE.

O complexo nuclear de Fordo, com capacidade de enriquecimento de urânio a 60%, segundo os especialistas, fica localizado a cerca 100 quilómetros a sul de Teerão, cuja área metropolitana tem uma população de 14 milhões de pessoas.

Fordo foi uma das instalações atacadas pelos Estados Unidos, único país que possui armamento capaz de perfurar a montanha onde a central foi construída.

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, confirmou os ataques contra o Irão no 11.º dia da guerra contra o país da Ásia central, que incluem o centro de Teerão.

“O exército está a atacar com uma força sem precedentes alvos do regime e órgãos governamentais opressivos no coração de Teerão”, afirmou Katz num comunicado, citado pela AFP.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas