MADEIRA Meteorologia

Tarifas: Trump pede regresso de grandes empresas norte-americanas

Data de publicação
09 Abril 2025
14:23

O Presidente dos Estados Unidos pediu hoje às grandes empresas norte-americanas que regressem ao país para evitar a imposição de tarifas, depois de Pequim ter anunciado um aumento de 34% para 84% dos produtos norte-americanos.

“Esta é uma altura excelente para transferir o negócio para os Estados Unidos da América, como a Apple e muitos outros já estão a fazer, em número recorde”, escreveu Donald Trump na rede social, Truth Social.

A 24 de fevereiro, a Apple anunciou que vai investir mais de 500 mil milhões de dólares (cerca de 452 mil milhões de euros, ao câmbio atual) nos Estados Unidos nos próximos quatro anos e criar 20 mil postos de trabalho, em resposta a um anterior apelo do Presidente Trump para que as empresas levassem a a produção de volta para os EUA.

Numa breve mensagem, o chefe de Estado norte-americano prometeu agora a estas empresas “tarifas zero”, “ligações e aprovações elécricas/energéticas quase imediatas” e sem atrasos devido a questões ambientais.

“Não esperem, façam-no agora!“, concluiu, repetindo o lema dos dois mandatos na Casa Branca: “Make America great again” (“Tornar a América Grande Novamente”).

Antes desta mensagem, a China tinha anunciado que vai aumentar de 34% para 84% as taxas alfandegárias sobre os produtos provenientes dos Estados Unidos, em resposta à taxa adicional de 50% anunciada na terça-feira por Trump, o que elevou para 104% o total de direitos sobre os produtos chineses.

Em comunicado, o Ministério das Finanças chinês disse que o novo imposto vai entrar em vigor na quinta-feira e que está a tomar a medida em resposta ao “erro repetido” dos EUA de aumentar as tarifas sobre a China.

O Ministério do Comércio chinês também acrescentou 12 empresas norte-americanas à lista de controlo de exportações, incluindo fabricantes de equipamentos e empresas de engenharia, algumas das quais relacionadas com drones (BRINC), aeronáutica (Novotech), maquinaria (Marvin Engineering Company) e radares (Echodyne).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas