MADEIRA Meteorologia

Suécia descola dois caças após detetar bombardeiros russos sobre Mar Báltico

Data de publicação
17 Dezembro 2024
20:37

A Força Aérea Sueca descolou hoje dois caças JAS para assinalar a sua presença no espaço aéreo do Mar Báltico, sobre o qual as autoridades do país detetaram a presença de dois aviões bombardeiros russos.

A intervenção foi feita em conjunto com as forças da Dinamarca e Finlândia.

Segundo a agência dinamarquesa Ritzau, que citou um comunicado do Ministério da Defesa sueco, o incidente envolveu dois bombardeiros russos Tu-22 que eram escoltados por outros dois caças Su-27.

“Não é claro porque é que os quatro aviões russos estavam na região”, adianta a Ritzau sobre um incidente em que os aviões russos estiveram sempre no espaço aéreo internacional, segundo o jornal sueco Aftonbladet.

Segundo esta publicação, as aeronaves da Finlândia e Dinamarca intervieram inicialmente na operação do Exército sueco, e “só quando os aviões russos se aproximaram do leste da ilha de Gotland é que o Ministério da Defesa tomou a decisão de enviar os dois JAS”.

“Fomos lá para mostrar que estamos aqui e que eles não devem tentar nada. Há muito que colaboramos com os nossos parceiros finlandeses, fazemos parte da NATO e outros membros da NATO também colaboraram”, disse ao Aftonbladet o chefe do Estado-Maior da Força Aérea Sueca, Dennis Hedström,.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas