MADEIRA Meteorologia

Sismo de magnitude 5,6 deixa danos materiais no noroeste da China

Data de publicação
27 Setembro 2025
9:33

Um sismo de magnitude 5,6 atingiu hoje a província chinesa de Gansu (noroeste), sem causar vítimas, mas provocando danos materiais em residências, informou o Centro de Redes Sismológicas da China.

O tremor foi registado às 05:49, hora local (21:49 TMG de sexta-feira), com epicentro a dez quilómetros de profundidade, e foi sentido com força em vários condados das cidades de Dinxi e Tianshui, segundo a agência oficial Xinhua.

No condado rural de Longxi, foram registados danos em várias habitações, de acordo com testemunhos dos residentes, embora as autoridades ainda estejam a recolher informações para poder avaliar os danos.

Equipas e veículos de resgate locais foram enviados para a zona do sismo, aos quais se juntarão efetivos enviados pelo Ministério de Gestão de Emergências.

O oeste da China (onde se encontram as regiões autónomas do Tibete e Xinjiang e províncias como Gansu ou Qinghai) sofre frequentemente com terramotos, devido à proximidade com o local onde as placas tectónicas da Ásia e da Índia se encontram, nos Himalaias.

Geralmente, estes eventos não causam grandes números de vítimas humanas, uma vez que grande parte da região é desabitada.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas