MADEIRA Meteorologia

Rússia alarga lista de europeus proibidos de entrar no país

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Junho 2023
14:50

A Rússia anunciou hoje que "ampliou consideravelmente" a lista de funcionários da União Europeia (UE) proibidos de entrar no país, como resposta a novas sanções de Bruxelas contra Moscovo, devido à invasão da Ucrânia.

"Consideramos essas medidas da UE ilegítimas (...) Em resposta a essas iniciativas hostis, o lado russo ampliou significativamente a lista de representantes de instituições europeias e países membros da UE" proibidos de entrar em solo russo, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, em comunicado.

Sem precisar o número de pessoas envolvidas por esta retaliação, a diplomacia russa indicou que os funcionários visados são membros dos serviços de segurança ou de instituições políticas ou comerciais europeias, bem como parlamentares europeus, acusados de "promover uma agenda (hostil) à Rússia".

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, Moscovo proibiu centenas de líderes ocidentais, funcionários, industriais, jornalistas e outros indivíduos ocidentais considerados hostis de entrar na Rússia.

A decisão hoje anunciada surge em resposta a um novo pacote de sanções anunciado por Bruxelas, o décimo primeiro desde o início do conflito, que visa evitar que os visados sejam capazes de contornar as sanções que já estão em vigor.

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Porque razão Nacional e Marítimo desperdiçam tantos pontos na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas