MADEIRA Meteorologia

Reino Unido: Sucessão de Boris Johnson na reta final com Liz Truss na frente

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Agosto 2022
10:51

A corrida para a sucessão de Boris Johnson na liderança do Partido Conservador e como primeiro-ministro britânico entra na próxima semana na reta final, com Liz Truss destacada à frente de Rishi Sunak.

As urnas dos votos postais dos cerca de 180.000 militantes ‘tories’ (conservadores) encerram na sexta-feira (dia 02 de setembro) às 17:00, sendo o anúncio do vencedor esperado às 12:30 da segunda-feira seguinte, 05 de setembro, dia em que o parlamento regressa das férias de verão.

Apesar de ter ficado em terceiro lugar nas rondas iniciais, a ministra dos Negócios Estrangeiros chegou a finalista e as sondagens mais recentes realizadas junto das bases do partido indicam margens confortáveis de 22 a 38 pontos percentuais em relação ao antigo ministro das Finanças.

O estatuto de favorita levou a maioria dos candidatos vencidos a apoiá-la, nomeadamente Penny Mordaunt, Tom Tugendhat, Suella Braverman e Nadhim Zahawi, e em alguns casos a mudar de lado e a abandonar Rishi Sunak, como o ministro para o País de Gales, Robert Buckland.

Truss recebeu também o apoio quase unânime da imprensa de direita, nomeadamente do Daily Mail, Daily Express, Daily Telegraph e Evening Standard, enquanto o The Times prefere Sunak e o The Sun manteve-se até agora neutro.

O debate em Londres na próxima quarta-feira à noite entre Truss e Sunak será o último de uma dúzia de eventos em todo o país em que os militantes conservadores os questionaram sobre diferentes temas, com a economia e a crise do aumento do custo de vida a dominar até agora.

Ambos estão conscientes sobre a necessidade de ajudar as pessoas afetadas pela subida da inflação e dos preços da energia, tendo Boris Johnson antecipado a atribuição de "dinheiro extra" já para setembro.

Liz Truss promete "ação imediata", cortando impostos para estimular o crescimento económico, revertendo o aumento da contribuição para a segurança social (introduzido em abril) e suspendendo o aumento dos impostos para empresas, contrariando a "ortodoxia" de muitos economistas.

Sunak defende cautela e propõe reduzir o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) e apoios direcionados aos mais vulneráveis para não agravar a dívida pública.

As políticas de Truss, advertiu o antigo analista financeiro, "arriscam tornar a inflação muito pior e durar muito mais tempo, especialmente se essas políticas equivalerem a pedir 50 mil milhões de libras emprestadas e a colocar isso no cartão de crédito do país".

Os dois candidatos têm apresentado posições duras para conter a imigração ilegal, combater a criminalidade e renegociar com a União Europeia (UE) o estatuto da Irlanda do Norte pós-Brexit (processo da saída britânica do bloco europeu).

Os dois comprometeram-se a manter o apoio à Ucrânia contra a Rússia, no âmbito da ofensiva militar iniciada por Moscovo em 24 de fevereiro.

Quando analisado o panorama a nível nacional, o cenário não é muito animador para os dois candidatos, nem para a força política conservadora.

Uma sondagem de meados de agosto da empresa YouGov sugere que a maioria dos britânicos não confia em nenhum dos candidatos para governar o país e o Partido Conservador continua cerca de 10 pontos percentuais atrás do Partido Trabalhista nas intenções de voto.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se pode esperar da prestação de Vítor Matos no comando técnico do Marítimo?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas