MADEIRA Meteorologia

Rei Carlos III “horrorizado” com ataque na Austrália

Data de publicação
13 Abril 2024
16:56

O Rei Carlos III, monarca britânico e também chefe de Estado da Austrália, disse hoje em comunicado que está “horrorizado” com o esfaqueamento que fez pelo menos seis mortos num centro comercial em Sydney.

“A minha esposa [rainha Camila] e eu ficámos chocados e horrorizados ao saber do trágico ataque com faca” que ocorreu em Sydney, disse Carlos III, acrescentando que os seus “pensamentos estão com as famílias e entes queridos daqueles que foram brutalmente mortos neste ataque sem sentido”.

O rei Carlos III também elogiou “a coragem dos socorristas e dos serviços de emergência”.

O príncipe William, filho de Carlos III e herdeiro do trono britânico, e a princesa Kate também se disseram “chocados e entristecidos” com este ataque, numa mensagem publicada anteriormente na rede social X (antigo Twitter).

Pelo menos seis pessoas foram mortas hoje num ataque com uma faca num movimentado centro comercial de Sydney. Várias outras pessoas ficaram feridas, incluindo um bebé de nove meses, segundo os serviços de emergência locais.

O agressor foi entretanto morto a tiro pela polícia. Nesta fase, as autoridades não descartam a possibilidade de o ataque ser terrorista.

Imagens de câmaras de vigilância transmitidas pela imprensa australiana mostram um homem, cerca das 16:00 locais (07:00 em Lisboa), a empunhar uma grande faca já dentro do centro comercial, podendo observar-se também várias pessoas feridas no chão.

Este tipo de ataque é raro na Austrália.

Em novembro de 2018, um indivíduo armado com uma faca matou uma pessoa e feriu outras duas numa rua de Melbourne antes de ser morto a tiro pela polícia. O ataque foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas