MADEIRA Meteorologia

Putin manda reduzir quantidade de trabalhos de casa das crianças russas

Data de publicação
01 Abril 2024
16:15

O Presidente russo, Vladimir Putin, mandou reduzir a quantidade de trabalhos de casa que os estudantes russos recebem, anunciou hoje o Kremlin (presidência russa) na sua página de internet.

“Reduzir o tempo real gasto na realização dos trabalhos de casa” procura criar uma carga educativa “equilibrada e benéfica” para o aluno, explica o Kremlin no ‘site’.

Putin exige também a redução do número de testes e exames que visam avaliar o conhecimento dos alunos numa disciplina específica ao longo do ano letivo, alegando que no ano da família, é muito mais importante promover “relações interdisciplinares” e melhorar a coerência entre os programas educativos e os materiais incluídos nos exames finais.

Tradicionalmente, os alunos russos têm de passar várias horas a fazer os trabalhos de casa, um fardo que tem sido criticado tanto pelos pais como pelos especialistas.

Nos últimos anos, Putin tem insistido na necessidade de intensificar a educação patriótica das crianças, área em que o Estado multiplicou várias vezes o orçamento desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Para isso, foram desenvolvidas aulas de formação patriótica e cerimónias de hasteamento de bandeiras, além de ter sido criada a figura do assessor do diretor, visto pelos seus críticos como um comissário político.

As autoridades têm ainda investido e financiado a fundação de grupos juvenis e foram anunciados novos cursos de “preparação militar inicial” com um total de 140 horas para alunos com idades entre 17 e 18 anos.

Além disso, os manuais de História dos dois últimos anos do ensino secundário foram reescritos, afastando quase todas as críticas ao ditador soviético Estaline e introduzindo um capítulo especial sobre a atual campanha militar na Ucrânia.

Algumas organizações de professores instaram os pais dos alunos a boicotarem o que chamaram abertamente de “projeto ideológico” do Kremlin, uma vez que defende que o principal ideal de um russo é servir a pátria, “muitas vezes com armas nas mãos”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas