MADEIRA Meteorologia

Primeiro-ministro dos Países Baixos nomeado próximo secretário-geral da NATO

Data de publicação
26 Junho 2024
9:53

O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, foi hoje nomeado o próximo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), sucedendo ao norueguês Jens Stoltenberg.

A decisão foi anunciada depois de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte.

“Hoje, o Conselho do Atlântico Norte decidiu nomear o primeiro-ministro neerlandês Mark Rutte como próximo secretário-geral da NATO, sucedendo a Jens Stoltenberg”, dá conta uma breve nota divulgada pela Aliança Atlântica.

Mark Rutte, de 57 anos, deverá iniciar funções no dia 01 de outubro, quando terminar o mandato de dez anos de Jens Stoltenberg.

Na rede social X, o secretário-geral cessante, Jens Stoltenberg, saudou “calorosamente a escolha dos aliados da NATO” para seu sucessor.

“O Mark é um verdadeiro transatlântico, um líder forte um criador de consensos”, completou.

O primeiro-ministro dos Países Baixos era já o único candidato ao cargo, após a desistência do Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, em 20 de junho, e o endosso da candidatura de Mark Rutte.

A nomeação já era esperada, uma vez que os 32 Estados-membros da NATO já tinham anunciado o apoio à sua candidatura.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas