MADEIRA Meteorologia

Presidente mexicana vai questionar Google sobre renomeação do Golfo do México

Data de publicação
29 Janeiro 2025
17:14

A Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, vai questionar o gigante tecnológico Google sobre renomeação do Golfo do México como “Golfo da América” nos seus mapas nos Estados Unidos à luz duma decisão do novo Presidente Donald Trump.

Na sua conferência matinal, a líder argumentou hoje que “o decreto do presidente Trump tem a ver com a sua plataforma continental”, pelo que a empresa tecnológica deve distinguir entre o território norte-americano e as águas internacionais.

“Vamos enviar uma carta à Google, primeiro para dizer: suponho que a Google Maps saberá desta divisão internacional, saberá também qual é a organização que nomeia os mares internacionais e o que corresponderia, em qualquer caso, à plataforma continental”, argumentou a governante, gracejando que irá pedir para os EUA serem chamados de “América mexicana”.

Na rede social X, a Google anunciou terça-feira ter renomeado o Golfo nos seus mapas para os Estados Unidos, argumentando que é o atual nome oficial da zona de acordo com Washington.

A ordem assinada por Trump sobre o assunto no seu primeiro dia de mandato, no passado dia 20, aplica-se à plataforma continental do Golfo nos Estados Unidos, mas não à massa de água internacional, argumentou a mexicana.

“Amanhã [quinta-feira] vamos mostrar-vos a carta que vamos enviar hoje, porque é muito importante colocar tudo, como dizemos, no seu devido contexto nas publicações. Para mudar o nome de um mar internacional, não é um país que o muda, é uma organização internacional”, sublinhou.

A chefe de Estado notou como o resto do mundo continuará a utilizar a denominação de Golfo do México, citando uma publicação do jornal britânico ‘The Telegraph’ segundo a qual o Reino Unido não reconhecerá o novo nome atribuído por Trump.

“Não pode ser apenas uma definição de um país, porque um país tem (jurisdição) sobre o seu território, não sobre a parte que é mar internacional”, acrescentou ainda, lembrando que em mapas do século XVII, já se utilizava a terminologia Golfo do México, e o atual território dos Estados Unidos e do Canadá era chamado de “América Mexicana”, por isso, brincou que iria pedir essa mudança ao Google.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas