MADEIRA Meteorologia

Presidente da Moldova votaria a favor da reunificação com Roménia em referendo

Data de publicação
12 Janeiro 2026
21:09

A Presidente da Moldova, Maia Sandu, afirmou hoje que votaria a favor da reunificação do seu país com a Roménia, em caso de referendo sobre a questão, num contexto de ameaças híbridas por parte de Moscovo.

Além disso, salientou Sandu numa entrevista a um ‘podcast’ britânico, uma reunificação enquadrar-se-ia na contínua aproximação a Bruxelas com o processo de adesão da Moldova ao bloco comunitário.

Sandu realçou que é cada vez mais difícil para um país como a Moldova “existir como democracia e Estado soberano”, face às aspirações do Presidente russo, Vladimir Putin, de controlar toda a Europa.

“Como Presidente da República da Moldova, entendo que não há uma maioria a favor da unificação com a Roménia, mas há sim uma maioria que apoia a adesão à União Europeia [UE], pelo que estamos a agir nesse sentido”, reconheceu durante a entrevista, recolhida pela agência de notícias estatal BTA.

A líder adiantou que, no final da década de 1980, já existiam movimentos que apoiavam a reunificação entre Moldova e Roménia, embora “não houvesse forma de saber quantas pessoas” eram a favor, uma vez que nunca se chegou a realizar qualquer referendo.

A Moldova, que apresentou o seu pedido de adesão à União Europeia em março de 2022, apenas alguns dias após o início da guerra na Ucrânia, fez parte da Roménia de 1918 até 1940, quando foi anexada pela antiga União Soviética.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas