MADEIRA Meteorologia

PM francês quer fim do endividamento do país e renegociação da idade da reforma

Data de publicação
14 Janeiro 2025
16:00

O primeiro-ministro francês, François Bayrou, apelou hoje ao fim da “sobrecarga de dívida” do país e à renegociação da idade da reforma, na sua primeira declaração de política geral na Assembleia Nacional.

“Na sua história, a França nunca esteve tão endividada como atualmente. Nenhuma política de recuperação e de reconstrução será possível se não tiver em conta esta situação de endividamento excessivo e se não se propuser o objetivo de a conter e reduzir”, afirmou François Bayrou, no seu discurso às 15:00 horas locais (14:00 de Lisboa) entre aplausos e contestação dos deputados.

O primeiro-ministro centrista considera que “é preciso agir com determinação” face a uma emergência e “adotar sem demora o orçamento de Estado e o orçamento da segurança social”,

Tendo como “primeira prioridade” a reforma das pensões, que “continua a atormentar” o país, Bayrou considera que é necessário responder a esta questão “vital para a França e para o modelo social”, pretendendo renegociar o aumento da idade da reforma de 62 para 64 anos, plano do Presidente Emmanuel Macron que desencadeou meses de protestos em 2023.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Entre partidos e coligações, apresentam-se às eleições de 23 de março 14 candidaturas. Como interpreta a presença de tantas listas?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas