MADEIRA Meteorologia

Parcerias para a Inovação Regional abrange 63 regiões com Açores incluído

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Maio 2022
11:30

Parcerias para a Inovação Regional: 63 regiões, sete cidades e quatro Estados-Membros selecionados para a ação piloto.

Hoje, a Comissão anunciou as 63 regiões, sete cidades e quatro Estados-Membros selecionados no projeto-piloto para Parcerias para a Inovação Regional, uma iniciativa desenvolvida em conjunto com o Comité das Regiões.

Os participantes da ação piloto estão abertos para compartilhar boas práticas e desenvolver e testar ferramentas para mobilizar múltiplas fontes de financiamento e políticas, e conhecer programas regionais e nacionais, bem como iniciativas da UE para as transformações verdes e digitais. Estas parcerias irão contribuir para a nova Agenda de Inovação para a Europa, onde a inovação impulsiona a transformação para a sustentabilidade, ligando estratégias locais a iniciativas a nível da UE.

O convite atraiu uma ampla representação do ecossistema de inovação da UE, desde Estados-Membros como a Eslováquia que participam a nível nacional e uma ampla variedade de regiões da UE, como Andaluzia, Açores, Hauts-de-France, Ostrobothnia, Podkarpackie, North Aegean, Emilia Romagna e muitos outros.

O que também desencadeou um processo de colaboração e networking já reunindo muitos participantes como parte de redes multirregionais. Isso inclui, por exemplo, a região do Mar Báltico, a instalação Bioregions e um Consórcio Cities 4.0 expandido (Leuven, Bologna Turku) envolvendo também Eindhoven (NL), Espoo (FI) e Cluj-Napoca (RO).

A Comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, afirmou que "Economias mais fortes, mais limpas e sociedades mais justas só podem ser construídas com a inovação no centro da agenda política da UE".

Por isso, reitera: "Precisamos de inovação em todas as regiões e em todos os países, conectando-nos uns com os outros, se quisermos ter sucesso nas transições verdes e digitais. Estas Parcerias permitem-nos construir pontes para facilitar sinergias de investimento e soluções inovadoras. Estou ansiosa para ver as ideias e abordagens inovadoras que eles irão moldar juntos."

Já a Comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, afirmou: "A cooperação e a inovação são ingredientes essenciais para o desenvolvimento sustentável e resiliente das regiões da UE. Aguardo com expectativa os resultados do [projeto] piloto, esperando que contribua para colmatar a persistente divisão de inovação entre as regiões que limita o desempenho da UE como um todo."

O Presidente do Comité das Regiões Europeias, Apostolos Tzitzikostas, observou: "Ao fomentar a inovação, reforçamos a resiliência local e melhoramos a capacidade das nossas comunidades locais para enfrentar emergências, proteger os cidadãos e apoiar as economias locais. Neste contexto, contamos com os Comissários Ferreira e Gabriel para trabalharem juntos nas Parcerias para Inovação Regional como uma ferramenta chave para coordenar todos os fundos disponíveis para difundir a inovação no terreno, com o foco em tornar as nossas regiões, cidades e vilarejos mais eficientes e sustentáveis ??em termos energéticos."

Manual de Parcerias para Inovação Regional

Os participantes do projeto-piloto explorarão as novas Parcerias para Inovação Regional com base no "Manual de Parcerias para Inovação Regional", um documento de orientação inicial publicado hoje pelo Centro Comum de Pesquisa. O Playbook propõe uma ampla gama de ferramentas e mecanismos de governança para melhorar a coordenação das políticas de inovação regionais, nacionais e da UE para implementar as transições verdes e digitais da Europa e para combater a divisão da inovação na UE. Um elemento central da abordagem proposta é a introdução de missões locais para coordenar ações sob uma lógica direcional coerente, permitindo a exploração de combinações de políticas abrangentes para inovação em nível de sistema. Durante a ação piloto, os participantes testarão essas ferramentas políticas. O Playbook e a ação piloto também promoverão boas práticas, facilitarão a aprendizagem por meio de experimentação e apoiarão as administrações públicas e o ecossistema mais amplo. A ação piloto não afetará o atual processo de programação dos fundos 2021-2027.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a introdução de um novo feriado a 2 de Abril do Dia da Autonomia?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas