MADEIRA Meteorologia

Paquistão atribui acidente de comboio que causou 30 mortos a falta de recursos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Agosto 2023
12:32

O ministro dos Caminhos-de-Ferro do Paquistão, Khawaja Saad Rafique, atribuiu hoje a "verdadeira causa" do acidente de comboio que causou a morte de pelo menos 30 pessoas no sul do país às deficiências da rede ferroviária.

Rafique, que não excluiu a possibilidade de sabotagem ou atentado, afirmou que o acidente "aterrador" teve também a ver com a "falta de recursos financeiros" para se proceder a uma revisão do sistema ferroviário do país, cujas deficiências são responsáveis por centenas de acidentes todos os anos.

"É o verdadeiro culpado [a falta de recursos]. Não podemos manter as coisas", admitiu o ministro paquistanês.

O acidente ocorreu três dias antes da dissolução da Assembleia Nacional, na quarta-feira, e três dias antes do fim oficial da atual legislatura, com vista às próximas eleições.

"Restam-nos dois dias. Depois chegará o governo provisório. Estamos a investigar e os responsáveis serão punidos", garantiu o ministro, citado pelo diário paquistanês Dawn.

No domingo, pelo menos 30 pessoas morreram e cerca de 80 ficaram feridas na sequência de um acidente de comboio na cidade de Nawabsha, no sul do Paquistão, após várias carruagens do Expresso Hazara terem descarrilado quando faziam o percurso entre Rawalpindi e Karachi.

A versão do mau funcionamento da rede ferroviária ganha força depois de os principais autores de tais atos de sabotagem terem negado qualquer envolvimento, como os talibãs paquistaneses ou os grupos rebeldes que operam nas províncias de Baluchistão e Sindh.

Os acidentes ferroviários ocorrem com frequência no país, que herdou milhares de quilómetros de vias de caminhos-de-ferro e comboios da era colonial britânica.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

silviamariamata@gmail.com

1/06/2025 08:00

Hoje, tenham paciência, assentem-se aí um belisquinho, que eu vou falar do dote e destas pequenas d`agora que não sabem o que isso é. Eu sei que os tempos...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que deve fazer Élia Ascensão em Santa Cruz depois de ter sido afastada pelo JPP?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas