MADEIRA Meteorologia

Países da NATO vizinhos da Rússia vão erguer “muro de drones”

Data de publicação
24 Maio 2024
21:11

Os seis países membros da NATO vizinhos da Rússia concordaram erguer um “muro de ‘drones’” para defender as suas fronteiras contra eventuais provocações de Moscovo, anunciou hoje o Governo lituano.

“É uma coisa completamente nova, um muro de ‘drones’ que se estende da Noruega à Polónia. O objetivo é usar ‘drones’ e outras tecnologias para proteger as nossas fronteiras”, justificou a ministra do Interior da Lituânia, Agnė Bilotaitė, à agência de notícias BNS.

A governante lituana deu conta do projeto de defesa após conversações com os seus homólogos dos outros dois estados bálticos, Estónia e Letónia, bem como da Finlândia, Noruega e Polónia.

“Não se trata apenas de infraestruturas físicas, sistemas de vigilância, mas também de ‘drones’ e outras tecnologias, que nos permitirão proteger contra provocações de países hostis e prevenir o contrabando”, acrescentou.

Além de ‘drones’ para defender a fronteira, estes países utilizarão sistemas para intercetar aparelhos não tripulados inimigos.

Agnė Bilotaitė não forneceu um cronograma para o projeto, que foi aprovado no contexto das atuais preocupações de segurança na região no decurso da invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas