As companhias aéreas terão de cancelar parte dos voos previstos para quarta-feira de manhã nos aeroportos parisienses devido a um novo nevão, anunciou hoje o ministro dos Transportes, Philippe Tabarot.
Os cancelamentos, necessários devido às operações de remoção de neve das pistas e para o descongelamento dos aviões, vão afetar cerca de 40% dos voos programados entre as 09:00 e as 14:00 (hora local, 08:00 e 13:00 em Lisboa) no aeroporto Paris-Charles-de-Gaulle, o maior de França, e 25% entre as 06:00 e as 13:00 (hora local) em Orly, o segundo maior, especificou o governante durante uma conferência de imprensa, citado pela AFP.
Na segunda-feira, a Direção Geral da Aviação Civil de França (DGAC) tinha pedido às companhias aéreas que reduzissem naquela noite em 15% o número de voos programados nos dois aeroportos de Paris devido ao nevão que está a afetar todo o noroeste do país.
“Nós fornecemos os números de restrição de voos e as companhias aéreas organizam os seus horários em conformidade”, explicou Chems Chkioua, diretor-geral da DGAC, durante a conferência de imprensa do ministro.
Esta manhã, a programação de voos nos aeroportos parisienses funcionava quase normalmente, ainda que tivesse nevado na véspera. “Amanhã [quarta-feira], vai nevar de manhã, durante as horas de ponta”, explicou.