MADEIRA Meteorologia

Navalny: UE vai dar nome de opositor russo ao regime de sanções sobre direitos humanos

Data de publicação
19 Fevereiro 2024
10:08

O chefe da diplomacia europeia anunciou hoje que o regime de sanções para violações dos direitos humanos vai ser renomeado para homenagear Alexei Navalny, principal opositor do regime russo, que morreu na sexta-feira.

”É necessário enviar uma mensagem de apoio à oposição russa” e à população que “continua a viver em medo”, disse Josep Borrell, à entrada para uma reunião dos ministros com a pasta da diplomacia da União Europeia (UE), em Bruxelas.

O alto-representante da UE para os Negócios Estrangeiros anunciou que vai ser apresentada durante a reunião de hoje uma proposta para renomear o regime de sanções europeias para violações dos direitos humanos.

”Para lhe prestar homenagem e honrar a sua memória vamos [a Comissão Europeia] propor aos ministros renomear o nosso regime de sanções sobre direitos humanos com o seu nome, e chamar-lhe ‘o Regime de Sanções sobre os Direitos Humanos Navalny’, para que o seu nome esteja para sempre escrito no trabalho da UE a defender os direitos humanos”, sustentou.

O opositor russo Alexei Navalny, um dos principais críticos de Vladimir Putin, morreu na prisão, anunciou na sexta-feira o serviço penitenciário federal da Rússia.

Navaly, 47 anos, estava numa prisão no Ártico, a cumprir uma pena de 19 anos de prisão sob “regime especial” e, de acordo com aqueles serviços, sentiu-se mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

Durante o fim de semana realizaram-se vigílias de homenagem a Alexei Navalny em vários países.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas