O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, felicitou hoje a Finlândia pela adesão à NATO e manifestou confiança de que a Ucrânia avançará nas aspirações de aderir à Aliança Atlântica na cimeira de Vilnius, na Lituânia, em julho deste ano.
"Os meus sinceros parabéns à Finlândia e ao Presidente [finlandês] Sauli Niinistö pela entrada na NATO no dia do 74.º aniversário da fundação" da Aliança Atlântica, escreveu Volodymyr Zelensky nas redes sociais.
O Presidente ucraniano acrescentou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) "tornou-se a única garantia de segurança efetiva na região diante da agressão russa" na Ucrânia.
"Esperamos que a cimeira da NATO, em Vilnius, aproxime a Ucrânia do seu objetivo euro-atlântico", enfatizou Zelensky, referindo-se à cimeira da aliança que vai decorrer entre 11 e 12 de julho na capital lituana.
O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, também falou sobre a adesão finlandesa, salientando que a Europa "está hoje mais segura".
A Finlândia tornou-se hoje o 31.º membro da NATO, na sequência de um pedido de adesão que apresentou conjuntamente com a Suécia em maio de 2022, cerca de três meses depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia.
A adesão da Suécia está ainda pendente da ratificação parlamentar pela Turquia e Hungria.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
LUSA